Capitalismo – Vantagens e Desvantagens

O que é o capitalismo?

Achei essa definição o mais simples possível, Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.

Quais são os países que optaram por utilizar o Capitalismo?
Atualmente à maioria dos países utilizam o capitalismo como sistema financeiro, com exceção da China, Cuba, Coreia do Norte, entre outros.

Vantagens e desvantagens

Vantagens: A principal vantagem é que ele estimula diretamente a produtividade da economia. Quem faz mais, com custos mais baixos, maior benefício económico obtido o que pode reinvestir gerar riqueza espiral crescente. Em sistemas capitalistas são incentivados a imaginação, individualidade e inovação, como o indivíduo que está listado como o investidor que espreme seus neurônios procurando maneiras de aumentar o seu lucro. Eles encontrar nichos de mercado, novas formas de comércio, etc.
É justamente a inovação que tem feito o povo do azul fizeram grandes fortunas graças ao capitalismo, como Bill Gates, da Microsoft, Larry Page, Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg (Facebook), Shawn Fanning (Napster), J . K. Rowling (autora de Harry Potter), etc.

Desvantagens: Como o objetivo deste sistema é aumentar a produção, seja aumentando o desempenho ou reduzir “custos”, isso muitas vezes resultou em exploração desumana do homem, violando a dignidade humana. O homem torna-se uma produção de recursos. Poderosos grupos econômicos, muitas vezes surgem explorados e manutenção de condições injustas e desumanas nas mais pobres, que geralmente não são susceptíveis de deixar as suas condições marginais. Não é porque o sistema está impedido, mas porque a sua educação e cultura não lhes permitem compreender como fazê-lo. Com poucas exceções, os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

 

Segue o link das fases do capitalismo.

http://descomplicandoaeconomia.com.br/2015/04/10/fases-do-capitalismo/

 

Fonte:http://www.significados.com.br/capitalismo/

 Crítica ou Sugestões deixem nos comentários abaixo!