Como Ganhar Dinheiro Com Dividendo

O dividendo é a parte do lucro da empresa que pertence ao acionista. Toda vez que uma empresa dá lucros, parte do valor é distribuído entre os sócios. Aqui no Brasil é obrigatório a empresa dar um pagamento mínimo de dividendos de 25% do seu lucro.

Conseguir viver de dividendos é o sonho de várias pessoas. Saber que vai ter o retorno na sua conta bancária de ações compradas de alguma empresa é sempre uma boa pedida. O retorno gerado com dividendos depende do valor da ação que você comprou.

As empresas também pagam juros referentes a seu próprio capital. Que é também outra forma de distribuir aos acionistas o lucro. Mas esse pagamento é tratado como despesa para a empresa, enquanto o dividendo não.

Existem aqui no país empresas de excelente qualidade que pagam regularmente dividendos. Elas acabam sendo uma ótima forma para você investir seu dinheiro e resguardá-lo, numa época de crise como a que estamos passando. Ou então uma forma rentável de ganhar dinheiro sem trabalhar futuramente.

Nesse caso mesmo que o preço das ações oscile e acabem perdendo valor durante crises, por exemplo. Os dividendos mesmo assim continuam proporcionando um fluxo de caixa para os acionistas, mesmo que pequeno. Até a economia melhorar.

Se você quer saber o quanto é preciso aplicar em ações para não precisar trabalhar mais. Ou para completar a sua renda. Tem que escolher empresas e ações que pagam bons dividendos. Esse é o ponto de partida para quem quer se dar bem em longo prazo.

Saber ser um bom investidor também ajuda muito. Como as ações desse tipo não costumam oscilar muito, mesmo em momentos de turbulência. E geram bons lucros. O legal a partir daí, é pegar parte desse ganho e reinvestir em mais ações. Gerando assim um aumento de capital e dividendos.

Além de ficar ligado na empresa e nas ações, outros fatores também são primordiais para ganhar dinheiro com dividendos. Saber sobre o fraco desempenho econômico do país, sobre as taxas de câmbio e o nível da inflação faz muita diferença.

Entender tudo isso leva você que quer investir, a buscar alternativas mais seguras para aplicar o seu patrimônio. E consequentemente lucrar mais dinheiro. Empresas que possuem um bom histórico de dividendos são o porto seguro para investir. São esses e outros aspectos importantes que você vai conhecer agora.

  • Pesquise sobre a empresa

Conhecer a empresa é fundamental para saber se os dividendos valeram a pena. Estuda-la fará diferença na solidez de seus investimentos. Prever os resultados da companhia que você vai investir vai te fazer chegar mais perto de ganhar dinheiro do dividendo.

Uma empresa estável tem uma probabilidade grande de pagar dividendos altos e contínuos. Através da pesquisa também vai ser possível ver a liquidez da ação que vai ser comprada. O que vai evitar muito que você caia em ciladas, e que não consegua se desfazer das ações futuramente. Lembre-se sempre de ficar atento aos pagamentos dos dividendos.

  • Se informe sobre o risco setorial

Saber do risco setorial da ação também é importante. Você precisa saber que há setores que possuem riscos maiores e outro nem tanto. Apostar em um setor que possua grande risco econômico, ou que regule muito nesse fator pode te prejudicar.

Investir em um setor oscilante pode te atrapalhar na hora de ganhar dinheiro com os dividendos. Pensando por esse seguimento, é importante você saber quais empresas são controladas pelo governo federal, ou pelo estadual. Porque elas também possuem esse tipo de risco.

Isso pode acontecer porque governantes têm o poder de mudar a política de pagamentos do dividendo. O que prejudica você, futuro investidor.

  • Entenda os períodos de pagamentos de dividendos

Não é porque os dividendos são pagos mensalmente pela empresa, que isso possa ser visto como uma vantagem. Muitas pessoas pensam assim na hora de comprar ações, e se animam pela periodicidade oferecida. Mas, especialistas na área informam que na hora de investir outra coisa é mais importante para se avaliar.

Você tem que analisar como sua prioridade, o quanto a companhia paga de dividendo em relação a seu valor. E não a quantidade de vezes ao ano que o dinheiro é distribuído.

Anotou tudo aí? Espero que todas as dicas mostradas acima tenham sido úteis para você começar a melhorar ainda mais a sua situação! Me conte nos comentários o que você achou delas e qual foi a melhor de todas!

Fique de olho no meu blog para muito mais sobre esse assunto e temas relacionados!

Até a próxima.

Comentários