Formas simples de economizar dinheiro

Como seria bom se no final de todos os meses, nós víssemos em nossa carteira ou em nossa conta bancária que ainda temos uma boa quantia do nosso salário sobrando. É uma pena que isto aconteça apenas em nossos sonhos ou então com apenas alguns poucos cidadãos.

A arte de economizar dinheiro muitas vezes não é uma tarefa fácil por diversos fatores do nosso dia a dia, mas também não é algo impossível de ser fazer. Não existe uma fórmula mágica e conselhos para este assunto existem vários, que vão desde os mais tradicionais e conservadores até os mais ousados.

Hoje nós daremos algumas dicas simples, que se você conseguir executá-las com disciplina e determinação, com certeza você conseguirá juntar algum dinheiro para realizar seus desejos num médio ou longo prazo.

Primeiramente para que você consiga economizar o seu dinheiro, é preciso que você saiba o quanto você realmente deve. Faça uma lista detalhada com cada uma das suas contas fixas mensais (água, luz, telefone, internet, celular, transporte, alimentação, mensalidade escolar, plano de saúde, cartão de crédito…), coloque todas as suas contas e seus respectivos valores nesta lista. Fazendo isto, você saberá o quanto do seu salário do mês você irá precisar para arcar com suas despesas e a partir daí, você poderá identificar o que pode ser cortado por ser um gasto supérfluo.

Procure sempre guardar algum dinheiro antes de realizar alguma compra. E a melhor forma de fazer isto é separando uma quantia, mesmo que seja pequena, assim que seu salário ou alguma outra fonte de renda for depositado na sua conta do banco. Pois, se você deixar para fazer isto no final do mês, é bem provável que não sobre dinheiro para suas economias.

Algo muito importante a ser evitado são as compras por impulso. Se você é daquelas pessoas que por qualquer motivo se sente triste e acha que comprando alguma coisa você se sentirá melhor, antes de cair nesta armadilha, pergunte a você mesmo: eu realmente estou precisando disto? Eu tenho dinheiro para pagar por este produto à vista? Comprando a prazo, eu terei como arcar com as prestações? Caso você perceba que não precise fazer esta compra agora e que não tem dinheiro para fazer o pagamento à vista ou mesmo que vai se enrolar com as parcelas, aguarde mais um pouco até conseguir juntar algum dinheiro para que você possa realizá-la num momento mais adequado. Comprar por impulso é sinônimo de arrependimento no futuro.

O certo seria que você evitasse fazer dívidas e comprasse apenas à vista. Mas, caso isto não seja possível e você realmente precise contrair um crediário, faça o possível e também o impossível para pagá-lo sempre em dia. Hoje, as taxas de juros estão muito elevadas e a mais assustadora, que é a do cartão de crédito, chega atualmente aos 342% ao ano. Isso quer dizer que uma dívida de R$ 2.000,00 no cartão pode se transforma em uma dívida que chega a mais de R$ 8.800,00 ao ano, em caso de atraso.

Pague sempre o valor integral das suas faturas e também sempre em dia. Assim você evita que esta dívida vire uma bola de neve cada vez maior e cada vez mais difícil de ser quitada. E caso você esteja com muitas dívidas acumuladas e não esteja conseguindo quitá-las, procure sua administradora de cartão ou banco e renegocie estes valores. Esta com certeza é a melhor saída para que vocês cheguem a um acordo e para que você consiga pagar esta dívida sem estourar seu orçamento mensal.

Evite usar o carro para ir ao trabalho e para fazer pequenos deslocamentos. Use-o apenas se for estritamente necessário, caso contrário, opte pelo transporte público ou pelo uso de bicicletas ou ainda por uma boa caminhada, em caso de distâncias curtas. Faça as contas de quanto você gasta por mês com combustível, com manutenção, estacionamento e seguro e perceba que mudar alguns hábitos pode fazer muito bem para suas economias no final do mês e até para sua saúde.

Estas são apenas algumas dicas de uma infinidade de outras que poderíamos deixar aqui para te ajudar a economizar seu dinheiro.  Como vocês podem ver, é possível sim economizar dinheiro todo mês, basta que nós tenhamos disciplina e um cuidado maior com nossas finanças.

E como diria Luís Carlos Ewald, também conhecido como o Sr. Dinheiro: “A melhor forma de poupar, é pagar dízimo a nós mesmos.”

Pense nisto e comece agora a mesmo a buscar as melhores formas de economizar seu dinheiro.

Comentários