Fundos De Pensão: O Que São E Como Funcionam

Se você acompanha os jornais e sempre quando ouve notícias sobre economia e ouve falar com certa frequência dos fundos de pensão e na verdade você não sabe exatamente do que se trata ou tem dúvidas sobre o que é e como funciona, você chegou ao artigo certo, pois irei te mostrar como é simples e fácil entender do assunto sem precisar falar economês. Fique comigo até o final do artigo.

  • Afinal de contas o que significa fundos de pensão

Trata-se de um tipo de entidade ligada à previdência e que é organizada por empresas, ou até mesmo grupos de empresas, para fazer investimentos e garantir assim, uma complementação da aposentadoria a todos aqueles empregados que desejam fazer parte do plano.

É claro que esta modalidade é uma possibilidade apresentada para auxiliar e complementar a aposentadoria do INSS.

Agora se você não trabalha em uma empresa que ofereça este modelo, mas quiser participar de um programa de fundos de pensão você pode recorrer a um modelo de previdência complementar conhecida como aberta e que é oferecida por Instituições financeiras. Mas deve ter em mente que esta opção é mais cara do que a primeira.

  • Como funcionam os fundos de pensão

Através da contribuição mensal que é realizada pelos empregados e se for, por exemplo, no fundo fechado, os empregadores também, contudo é importante conhecer as três modalidades com as quais poderá se deparar, como são as seguintes:

Benefício definido: Como o próprio nome sugere é aquele que tem um valor ou porcentagem definido em algum regulamento, mas o mesmo pode variar com um tempo. Se você estiver prestes a se aposentar e participar deste tipo de benefício, o mesmo será calculado de acordo com normas e regras vigente do contrato previdenciário.

Contribuição definida: Também conhecidos como os planos de poupança individual e que são depositadas pela empresa e também pelo participante e na hora que for se aposentar o valor a ser recebido será de acordo com o montante acumulado em conta, a qual foi depositada durante todo o período de depósito efetuado, além da rentabilidade que é percebida nas aplicações financeiras.

Contribuição variável: Esta seria uma espécie de plano que possui características semelhantes aos dois modelos anteriores, a qual é conhecida no regulamento que rege cada tipo de plano.

  • As Entidades que aderem estes planos são submetidas a algum Órgão?

Sim. Toda a fiscalização e regulamentação dos fundos de pensão cabem à responsabilidade dos importantes Órgãos: o Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), o CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), e também o SPPC (Secretaria de Políticas de Previdência Complementar) e o MPS (Ministério da Previdência Social).

  • Qual o valor de contribuição para o fundo de pensão?

O valor é a dedução de até 12% da sua renda tributada e só para ter uma ideia, a empresa a qual contribui poderá em suas receitas operacionais realizar descontos de até 20%, isso se considerar o plano fechado, pois se você optar pelo fundo aberto ou individual, a contribuição poderá ser maior, pois as Instituições Financeiras poderão cobrar as chamadas taxas de administração.

Por outro lado, este tipo de programa tem o objetivo de assegurar a garantia aos trabalhadores e a proteção de suas vidas, após o pedido de aposentadoria e de certa forma é considerada como o modelo de poupança estável, uma vez que, o seu sistema é utilizado em longo prazo.

  • Considerações finais:

Neste artigo você pôde perceber que este modelo de programa é mais interessante quando se opta pelo plano fechado, já que a contribuição mensal é menor, por outro lado é comum se verificar que estes mesmos planos (os fechados) também contam com taxas de administração, mas as mesmas são inferiores às praticadas no mercado por outro tipo de plano, o que pode chegar a ser menos do que meio por cento ao ano.

Em caso de dúvidas consulte os sites dos Órgãos aqui comentados, antes de aderir ao plano para que assim possa ter maiores esclarecimentos e optar por uma maior seguridade a sua vida.

Mas antes disto deixe sua curtida abaixo.

Comentários