O que é economia sustentável?

sustentabilidade

Economia Sustentável é a denominação que se pode dar para as várias formas de se usar os recursos financeiros que temos a nossa disposição da melhor maneira possível, promovendo sua utilização de uma forma responsável e ao mesmo tempo eficiente e buscando sempre obter benefícios a longo prazo, gerando assim sua sustentabilidade.

No âmbito das operações comerciais, a economia sustentável determina que as empresas utilizem seu próprio capital para que possam funcionar durante muitos anos, ao mesmo tempo em que elas consigam obter lucros financeiros sólidos e ainda manterem sua balança de ativos e passivos (relação entre o que a empresa tem a receber – ativos e a pagar – passivos de outra empresa), sempre com saldo positivo.

Fazer um monitoramento constante e minucioso dos recursos e ativos da empresa e o quanto de capital investido estão retornando ao seu caixa é algo de fundamental importância, pois desta forma é possível encontrar em qual área de investimento os recursos não estão sendo utilizados de maneira eficiente e se possa corrigir e aprimorar estes processos para que a empresa possa lucrar.

Mas a economia sustentável não se preocupa apenas com o lucro das empresas. Ela também se preocupa com as questões socioambientais do local onde a mesma se encontra instalada, verificando se as operações estão causando algum tipo de prejuízo para o meio ambiente.

Quando uma empresa passa a ter essa visão de sustentabilidade e começa a acompanhar os impactos das suas ações em sua comunidade, ela mesma por iniciativa própria inicia uma busca por materiais que sejam menos ou não causem nenhum tipo de dano ao meio ambiente e passa a estudar qual a melhor forma de descarte dos restos de matérias-primas usadas em suas operações, evitando assim que o ecossistema de onde a mesma se encontra instalada seja poluído.

Ações como estas começam a surtir resultados num período de médio a longo prazo, mas mesmo não sendo de imediato, elas contribuem para que a sociedade queira que a empresa permaneça instalada na comunidade por mais tempo, o que contribui para os trabalhos da mesma naquele local por muitos anos.

A economia sustentável tem como um dos seus objetivos garantir que as empresas tenham um futuro consistente e que sejam bem-sucedidas, com rentabilidade para seus proprietários e funcionários, além de proporcionar um desenvolvimento da comunidade onde está inserida.

E assim como as empresas, a sociedade deve buscar melhorar seus hábitos, procurando consumir de uma forma mais ética, sem tantas futilidades, valorizando o que é essencial e vivendo em harmonia com os bens naturais disponíveis.

Comentários