Ações (ON) E (PN) o que são?

As ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.

Portanto, quando você compra uma ação, você automaticamente está se tornando um acionista, um dono da empresa também, assim como os demais detentores de ações daquela companhia, que podem ser pessoas físicas e jurídicas.

Apesar de serem chamadas de papéis, devido à suas raízes históricas, já que no passado as ações de uma empresa eram títulos impressos em papel e que atribuíam ao seu adquirente sua parte dos direitos da sociedade, hoje as ações são todas negociadas e mantidas de forma eletrônica pelas corretoras de valores e também em outras instituições autorizadas a atuarem dentro do mercado financeiro.

São vários os tipos de ações que uma empresa pode comercializar, mas as principais são as Ações Ordinárias, conhecidas como (ON) e as Ações Preferencias, as (PN).

Ações Ordinárias (ON)

Os acionistas possuem direito ao voto nas assembleias da companhia e cada ação dá direito a um voto. Ou seja, quem possui este tipo de ação, tem o direito de participar das tomadas de decisões de uma empresa. As ações Ordinárias são sempre representadas pelo dígito 3, logo após  o código de identificação de cada empresa.

Ações Preferenciais (PN)

Os acionistas não possuem o direito a voto nas assembleias, mas por outro lado recebem primeiro os dividendos e lucros da empresa e em uma porcentagem maior que a dos acionistas que possuem ações ON. E em caso de quebra de uma empresa, depois de serem pagos os tributos trabalhistas e os credores, sobrando algum valor do patrimônio da empresa a ser dividido entre todos os acionistas, quem possui as ações do tipo PN, tem o direito de receber primeiro as indenizações.

Assim como as ações Ordinárias, a ações PN (Preferenciais) também são representadas por um dígito logo após o código de identificação da empresa. No caso das ações PN será o dígito 4.

Blue Chips
As ações conhecidas como blue chips são aquelas que apresentam maior liquidez, ou seja, as mais negociadas no mercado. Esses papéis, geralmente de grandes empresas, têm a maior tradição de segurança no mercado acionário.

Existem ainda outros tipos de ações que as empresas podem emitir. É comum no Brasil algumas empresas emitirem ações preferenciais em categorias diferentes, onde cada uma delas possui direitos e algumas exceções. Qualquer empresa pode estabelecer quais são estes direitos e restrições que cada uma destas categorias de ações preferenciais possui e para que o acionista possa saber o que se aplica a estas categorias de ações, basta que ele verifique as atas das assembleias onde estas ações foram definidas.

Caso tenha ficado interessado em investir, neste artigo eu falo um pouco sobre a bolsa de valores

http://descomplicandoaeconomia.com.br/como-investir-na-bolsa-de-valores/ 

Fontes:

http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br

Comentários