Sugestões para priorizar entre rentabilidade, liquidez ou segurança

A dúvida que sempre se abate por sobre qualquer investidor que deseja ter sucesso acaba invariavelmente recaindo sobre qual aspecto deve se priorizar na hora de decidir onde se deve investir, visando priorizar a rentabilidade, liquidez (chance de retirada de lucros a curto prazo) ou segurança. Para acabar com essa dúvida, existem alguns meios de conduta interessantes para facilitar a decisão:

Saúde econômica do país

Conseguir ter um olhar econômico apurado e perceber como estão as tendências e a própria saúde econômica que vive o Brasil continua sendo a melhor maneira de saber qual desses fatores tem mais chances de serem efetivos no investimento desejado. Para isso, estar sempre a par dos noticiários e informações do mercado além de muita leitura serão elementos fundamentais para se ter cada vez mais precisão na análise.

Além da análise, uma consciência deve ser colocada como base a partir do momento que você se dispor a observar esse setor: Em momentos de dificuldade no mercado e com muitas incertezas, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar para, posteriormente, pensar em rentabilidade e em liquidez.

Já em momentos de franco crescimento e abertura de oportunidades para investidores de todos os tipos, a rentabilidade e a liquidez podem estar ligeiramente acima da segurança, porém sempre dentro da prudência.

Conversa com especialistas

Algo que irá lhe ajudar de maneira fundamental na busca por uma opção é a conversa com os mais diversos especialistas da área econômica. Antes mesmo de saber qual a corretora ou banco que irá cuidar de seus investimentos, faça questão de conversar bastante com os consultores financeiros e entender melhor o funcionamento de cada opção de interesse.

Esse tipo de conversa será benéfica não só para enriquecer seus conhecimentos, mas também não deixar com que a sua visão de mercado fique limitada ao conhecimento adquirido por textos de internet. Apesar de o conteúdo via web ser importante, por vezes acaba confundindo alguém que tenha pouca visão de mercado, algo que a experiência de “trocar ideias” com um profissional da área é capaz de resolver.

Quantidade a ser investida

O aporte financeiro ao qual você está disposto a colocar em seu investimento é também um fator de muita importância para definir qual será o percentual de cada item desse “tridente” estabelecido entre rentabilidade, liquidez e segurança.

Isso porque, quando se há investimentos de percentuais menores referentes ao seu orçamento, você está automaticamente prevenido contra possíveis perdas e, como esse tipo de prejuízo não será sentido efetivamente no seu orçamento pessoa, a rentabilidade e a liquidez podem estar em níveis ligeiramente mais altos do que a segurança em si. Quanto maior o percentual de investimento, mas perto ele deve estar do aspecto da segurança.

Não viva de passado

É evidente que um histórico positivo de determinado investimento tende a fazer com que, invariavelmente, muitas pessoas que não demonstram tanto conhecimento de mercado se iludam e acabam acreditando piamente que, por já ter rendido muito, será um negócio totalmente confiável. Se você pensou isso, é hora de começar a mudar de ideia.

Mesmo que um investimento tenha rendido bastante nos últimos tempos, a flutuação econômica e diversos fatores além-mercado devem ser considerados antes de fazer sua aplicação. Ter um bom passado é algo positivo a favor dessa alternativa, porém está longe de ser determinante para ser a maneira de definir onde irão ser empregadas as suas economias.

Conclusão

Em qualquer que seja a modalidade escolhida para fazer seu investimento, o elemento principal é conseguir detectar com clareza a presença desses três tipos de fatores dentro da oportunidade, independente se uma delas estiver relativamente acima das demais.

Se houver um desequilíbrio muito grande ou até mesmo a ausência de uma real rentabilidade, liquidez ou segurança, é melhor você não ir a frente, pois as chances de “quebrar a cara” e perder dinheiro graças a um “golpe” são grandes.

Comentários